sexta-feira, 24 de setembro de 2010

+ 396 dias


Pensando sobre nós percebi que a diferença nos é comum, ela nos une; somos o contra-senso. E por aí existem muitos desses casais combalidos, que para se saírem bem precisam mais de uma vez se desgastar por nada, e outras tantas vezes se arrasarem com palavras cunhadas para magoar. Dos casais inseguros, que vivem em cárcere privado para serem detentos um do outro; se atam, se envenenam em desconfiança das sombras e cultivam a destruição do tempo. Dos casais comuns, desses que confundem paixões meladas de tristeza e sofrimento, relações de dependência e submissão, paixões tristes, com o movimento livre do amor. Dos casais diários, que não são amantes e vivem do convívio do esquecer, esquecem até de si próprios, vivem do convívio do prazer egoísta. Dos bobos que rogam aos muitos ventos, sete mares, por todas as luas de Júpiter, por todo o universo, que amam muito mais que o infinito distante e o eterno, que falam e escrevem de forma odiosamente melosa, mas quando estão fartos e cansados de suas posses e anseiam um próximo desafio, abandonam o relacionamento como se desmaterializar o amor fosse sopro em castelo de cartas. Dos desgraçados, que amam abraçados, selados, e transformam carinho em moeda de troca, prazer em gratidão, paixão em escravidão; forjam e amam a pureza de um amor imaculado -que não existe-, e fazem tronos de reis que nunca reinaram de verdade. Tem dos hipócritas que amam a ilusão que criam um do outro, e vivem de mentiras e falsas juras, como se fosse o amor passível de promessas. Esses levam uma vida dupla, tripla, se esforçam para não serem descobertos e se fazem de oportunismo.
E existe eu e você, que somos o casal do que nos convém o dia-a-dia; somos o casal de nada, e nada nos pertence, nem mesmo um ao outro. Sobre nós não versa o tempo, ele passa e nós não. Sobre nós não versa a traição, ela vem, a traímos com aptidão e ela vai, nós não. Sobre nós pesa qualquer leveza, que nos faz não ver beleza em ser metade um do outro. Não somos metade, metade é pouco: somos inteiros. Sobre nós não versa o excesso, nossas frases de amor não precisam ser expostas e, nem muito menos, ditas; elas navegam pela abertura de nossos olhos, deságuam em nosso sangue e completam seu ciclo voltando à tona no sorriso e no fervor da pele. Sobre nós não versa a rotina, juntos levitamos sobre o peso de viver; leves flutuamos no espaço da poesia, sem destino e sem cansaço. Sobre nossos encontros versa o silêncio; e o nosso silêncio soa como a harmonia de notas musicais que se completam. Tudo que se encaixa, tudo que vive em equilíbrio e tranquilidade, que floresce e aponta pra luz, versa sobre nós. Sobre nossos corpos, outras vezes forjados por amores cansados, inseguros, comuns, diários, bobos, hipócritas, desgraçados, floresce desta vez um amor de gosto desconhecido, um abismo. Por não conhecê-lo, nos aventuramos em seu labirinto, criamos asas e mergulhamos...voamos, ‘não pra perseguir sonhos, mas pra enlouquecer ventanias’.
Sempre quando nos despedimos, meus olhos admiram cada detalhe seu e dizem sem o som de qualquer palavra:
- Acho que me apaixonei por você esta noite.
Você entende, sorri; e neste lindo e gigantesco sorriso, acaba por engolir a mim e o mundo.
E já são 396 dias vividos da Marina com o Amaro.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Porque Era Ele, Porque Era Eu

Eu não sabia explicar nós dois
Ele mais eu, por que eu e ele
Não conhecia poemas
Nem muitas palavras belas
Mas ele foi me levando
Pela mão

Íamos tontos os dois assim ao léu
Ríamos, chorávamos sem razão
Hoje, lembrando-me dele
Me vendo nos olhos dele
Sei que o que tinha de ser se deu
Porque era ele
Porque era eu
      # Chico Buarque - 1944 #

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Palavras.

Palavra, tenho que escolher a mais bonita
Para poder dizer coisas do coração
Dar a letra de quem lê
Toda palavra escrita ou rabiscada
No joelho, guardanapo ou chão
Ponto pula linha travessão
E a palavra vem
Pequena, querendo se esconder no silêncio
Querendo se fazer de oração
Baixinha como a altura da intenção e na insegurança
Vírgula, parênteses, exclamação
Ponto pula linha travessão
E a palavra vem ...

Vem sozinha
Que a minha frase invento pra te convencer
Vem sozinha ...
Se o texto é curto aumento pra te convencer
Palavra, simples como qualquer palavra
Como qualquer palavra
                                                                                   * O Teatro Mágico * 

Eu não sei se é sensibilidade ao extremo, mas o que me põe a "pena" na mão , como diz Machado, são as palavras. Palavras que nem sempre são ditas, mas lidas. Algumas sem querer, por vontade própria e outras que chegam junto ao acaso. Na maioria das vezes seguidas por 'superlativos', que na maioria das vezes não são necessárias, mas muitas das vezes causam um impacto gigantesco para quem as ouvem ou lêem. Entretanto, na minha opinião, o que supera os 'superlativos' são as 'figuras de palavras'. São essas que me assustam um pouco, pois através delas que acabamos dizendo muitas coisas que na realidade não deveríamos dizer. Exageros e trocas de sentido fazem parte. 
O que mais me deixa preocupada são os diversos sentidos e reações que as palavras causam nas pessoas. Podemos sim, chegarmos a mesma conclusão, mas na maioria das vezes não é isso que acontece, o que eu vejo você não vê e vice-versa. E o que irá adiantar eu retrucar ou discordar? Só irá gerar cada vez mais discussões e desconfiança de ambos. Não quero que isso aconteça, então continuarei guardando meus 'superlativos', minhas 'figuras de linguagem', meus 'adjetivos' e principalmente meus 'pronomes pessoais'.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Você dividiu comigo a sua história e me ajudou a construir a minha.

NATASHA RAQUEL
Eu sei que nada é pra sempre na vida, e mesmo que nossa amizade não seja pra sempre, eu saberei viver cada momento ao seu lado AGORA,
me lembrando sempre, pro resto da minha vida, 
que um dia eu tive uma amiga, 
mas não uma amiga qualquer ; A AMIGA , 
a minha Raquel ♥

Namorado...

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namoro de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.
Paquera, gabiru, flerte, caso, envolvimento, até paixão é fácil. Mas, namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda, decidida ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição. Quem não tem namorado, não é que não tem um amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter um namorado.Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho. Quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa é quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. 
Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar.Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas: de carinho escondido na hora em que passa o filme: de flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer cesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'agua, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos e musical da Metro. Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não chateia com o fato de o seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo, e quem tem medo de ser afetivo. Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medo, ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras, e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada, e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo da janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteira: Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. Enlou-cresça.
                                                                                        Carlos Drummond de Andrade
*

Incríveis e Difíceis.


"Bom, meu dia hoje, posso dizer que foi razoável. Minha vida ta boa. Fiz coisas legais e também sei lá, coisas idiotas, mas também coisas que posso dizer  construtivas. Acordei, fui pra escola, olhei pra cara de todo mundo , que vejo todo dia. Voltei pra casa com minha irmã, olhei meus cachorros. A única coisa de diferente que teve foi o Amar Jr ter vindo aqui em casa. Foi bem legal, porque era para ele estar trabalhando, mas veio aqui em casa. Sei lá, acho que esse texto deve ta meio sem emoção demais, porque hoje meu dia foi como qualquer dia de cada um, normal, algo que qualquer um pode passar. Talvez não valha a pena você estar lendo, mas é uma coisa que é um PARTICULAR meu. Comi pastel, vi Malhação e estou aqui escrevendo isso pra vocês "mais uma coisa idiota no meu dia". Espero que este texto tenha mudado a sua vida, porque a minha não mudou está sempre a mesma. Beijos. FERNANDO."

Esse não foi o meu dia, te garanto isso. Fernando é meu irmão, uma pessoa que , posso dizer sem medo de errar que sempre está ao meu lado em tudo e sempre vai estar. É incrível mesmo como passamos o dia inteiro com uma pessoa e nem se quer nos preocupamos com ela, já disse isso uma vez, ficamos acomodados com nosso eu, conosco mesmo, que nem se quer paramos pra pensar como está sendo o dia de quem está ao nosso lado. Porém, temos sempre tempo pra pensar em nossos problemas, nossas medos,  nossas preocupações, nossas angustias, nossas alegrias,  no dia de amanhã que não percebemos que quem está do nosso lado pode precisar de nós também. Como dizem: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco", mesmo que nos importemos alguma vez com alguém, nunca iremos saber o que se passa realmente. Minha opinião pode ser escutada e refletida por algum tempo, mas quem vai estar com a cabeça a mil por causa do seu problema e ter que decidir algo que vai lhe trazer um transtorno em alguma parte de sua vida não vai ser eu. É tão fácil arrumar soluções para o problema dos outros. E para os seus? Você já achou alguma? Creio que não. 
Falando em problema, eu fiz a prova da UERJ sábado, estava complicadinha viu. Eu nem sei do que to reclamando, nem estudei, quer dizer, não me preparei como deveria. Brevemente, quando o resultado sair, compartilho com vocês a minha decepção rs; 
Meu domingo não foi tão comum também , to falando que coisas incomuns estão constantemente acontecendo por essas bandas da minha vida. Fiz a prova, passe super mal quando cheguei, PAPO SÉRIO MESMO(falei igual um faveladinho bolado agora né). Fui pra igreja do Amaro Jr, fazia muito tempo que eu não o via, nem estava com saudades. HAHA -- Brincadeirinha meu amor, eu sei que você ta lendo. Uma vez, uma amiga minha disse que quando acontece todos e qualquer impedimentos para não irmos ao culto na casa do Senhor, é nesse dia que Deus escolheu para falar  diretamente contigo. Pois foi assim que se procedeu no domingo! Gastei minhas milhões de palavras com o Amaro no domingo mesmo, passamos tantos dias sem nos vermos, nem por telefone falavamos direito. E foi assim na segunda-feira também , mais alguns milhões de palavras. Algumas acompanhadas de besteiras outras de idiotices, algumas com um pouquinho de verdade, outras com QUASE NADA de cinismo e deboche! Ele sabe do que estou falando (; Ele foi embora e eu vim para cá. Até que estou gostando dessa ideia sabia. "Pois é né, é dura a dor do parto, mas estou partindo" Essas palavras não são minha tá, escuto isso sempre, quem ta lendo sabe, a carapuça já serviu já. kkkkkk Então é chegada a hora, to indo.
beijinhos pra você.
obs.: Te amo muito ta Amaro. E eu tenho certeza que quando eu ficar velinha vou continuar perdidamente apaixonada por você, assim como sou hoje.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

mas nada normal...

Dos nossos lábios todas as palavras nada dizem.
Aos nossos olhos tudo que já vimos foi vertigem. E é tudo tão real, mas nada normal. Te lembro e já me sinto ao seu lado, no seu mundo, me identifico com você de um jeito tão profundo e é tudo tão real, mas nada normal.

domingo, 12 de setembro de 2010

Sábado não tão comum :/

Já vai dar meia noite e eu aqui com meus pensamentos longes e desordenados. Passei o dia sem o Amaro, na realidade não passo o sábado com ele, mas passso o final de sexta-feira e a metade do sábado com ele. É tão estranho isso, porque quando você não tem a pessoa que você é acostumada a ter parece que tudo muda, tudo fica completamente diferente do que é. São nessas horas que percebemos o quanto somos acomodados com uma situação que para nós é natural e monótona deixando assim, de fazer o improvável e o que é surpreendente. Estão me entendo?! Talvez não né?! Eu  sinto a falta dele hoje e vou sentir sempre que ele estiver longe. Provavelmente vou ve-lo amanhã, mas sei que não vai ser a mesma coisa. Mas fazer o que? Não há nada que posso fazer para mudar isso, por enquanto não, até eu me casar (*-*). Ah eu amo tanto o Amaro! Muuuuuuuuito mesmo! Passaram-se tantas coisas e parece que tudo me fez amar mais e mais ele. Temos tantos sonhos e planos juntos, cada dia mudamos os planos , mas eu sei que é assim mesmo nosso SONHOS estão em fase de MUTAÇÃO! Falando em sonho... Amanhã é a prova da UERJ. Acredita que nem estou nervosa?! Pois é, nem eu acredito! o.O Nem sei porque vou fazer essa prova, eu queria mesmo é *UFRJ*. Eu me lembro do 1º exame, acho que foi no meio do ano, fiquei nervosa, não nervosa a ponto de me desesperar, mas nervosa com o friorzinho na barriga, é normal isso. São nesses horas de medo e desespero que pedimos socorro a Deus. Como o ser humano é desprezível né, não procura Deus nem se quer um minutinho do dia, mas lembra Dele na hora que o bicho pega. E Deus, com a sua infinita misericórdia nos atende. Muitos podem até pensar "Deus é bobo", mas não DEUS AMA! Ele me ama, ele te ama, e está sempre pronto a nos ajudar. Eu queria poder me jogar nos seus braços Senhor, fechar os olhos e deixar o Senhor me levar para onde for necessário. Mas eu sempre tento abrir um pouquinho o olho e tento olhar de rabo de olho onde estou e para onde estou indo. Eu quero que o Senhor seja tudo aquilo que já foi um dia na minha vida, não só no momento que eu preciso , mas em todos os momentos, na alegria ou na tristeza e nem a morte vai nos separar. Eu te amo, mas não é o sufuciente, eu sei que não é. Eu quero te amar como Nunca consegui amar. Eu quero estar seguindo as tuas pisadas. Eu sou tua, meu Deus, Tu sabes disso. Eu não quero estar ali fazendo a prova amanha se o MEU DEUS não estiver comigo. Eu não quero viver nem um segundo da minha vida se o MEU DEUS não estiver presente!
Definitivamente hoje não é um sábado comum!
Depois dessa , vou dormir, tenho que descançar o cachola pra amanhã , muiiita ADRENALIDAAAAAAAA!
beijo pra vocês, fiquem com o Meu Deus*

sábado, 11 de setembro de 2010

Olha eu aqui!

Então, nem eu acredio que estou por essas bandas. Eu sempre achei bobebira essa parada de fazer Blogger, mas pensando por outros lados eu decidi fazer um pra mim. Acho vai somar na minha vida! rs :D Sei que não sou a pessoa mais desocupada e a que tem muuuuuito saco pra ficar de frente para o computador lendo e postando o tempo todo, mas vou fazer o possível para atualizar meu Blogzinho  ^^ HAHA ; 
Éisso ai, parei por aqui. 
As mais altas torres começam do chão. Provérbio Chinês
beijinho e beijocas *, Maa